O Governo do Amapá deu início, nesta segunda-feira, 20 de janeiro de 2025, à aula inaugural da terceira turma de convocados do concurso público do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen). O evento, realizado no Teatro Silvio Romero, em Santana, marcou o início da preparação de 256 novos profissionais que irão compor o quadro do sistema penitenciário estadual, reforçando o compromisso com a segurança pública e a ressocialização no estado.


Os convocados são divididos em 04 educadores sociais penitenciários, 195 policiais penais masculinos e 57 agentes femininas. Após a aula inaugural, os candidatos passarão pelo Curso de Formação no Instituto de Ensino de Segurança Pública do Amapá (Iesp), que ocorrerá entre os dias 21 de janeiro e 1º de março de 2025, com uma carga horária de 350 horas, incluindo conteúdos operacionais e teóricos, como destacou o coordenador do Iesp, capitão Alan Coimbra:
"O curso foi pensado com base no que o Conselho Nacional estabelece para o sistema prisional brasileiro. O conteúdo é específico para preparar os profissionais para as necessidades do nosso estado. Ao final, haverá uma classificação, e os alunos mais destacados terão melhores possibilidades de alocação no sistema."

O Vice-governador do Amapá, Teles Júnior enfatizou a relevância desse chamamento para a segurança pública e os avanços na gestão do sistema penitenciário:
"Esse chamamento é um compromisso da nossa gestão com a segurança pública e a agenda de concursos públicos. Esses 254 novos servidores chegam em um momento estratégico, quando todo o nosso sistema prisional foi reorganizado. Investimos na infraestrutura, no fortalecimento das equipes e no trabalho de inteligência, o que tem inviabilizado a atuação de facções criminosas. A segurança pública não se encerra na prisão do meliante. Precisamos de um sistema prisional capaz de isolar o indivíduo e evitar que, de dentro da cadeia, ele continue praticando crimes. Essa nova turma representa nossa dedicação em manter o sistema organizado e eficiente."

O secretário de Justiça e Segurança Pública do Amapá, José Lima Neto, reforçou o impacto positivo da iniciativa:
"Esse chamamento representa um avanço significativo, com o reforço de mais de 20% no quadro de policiais penais. Nosso objetivo é implementar procedimentos eficientes em todo o sistema penitenciário, promovendo segurança e dignidade. Além de isolar os internos, é fundamental oferecer oportunidades de ressocialização, com trabalho, educação e alimentação digna."

A diretora em exercício do Iapen, Dayane Oliveira, destacou o preparo dos novos profissionais:
"O curso de formação é a última etapa do concurso público. Ele capacita nossos futuros servidores, tanto com matérias práticas quanto teóricas, para que estejam prontos a contribuir com a segurança pública e a ressocialização dos internos."

Para a secretária de Administração, Cynthia Mendes, o chamamento é reflexo do planejamento da gestão estadual:
"Esse reforço de 254 candidatos vem em um momento oportuno, com a construção da nova penitenciária e esforços feitos para garantir que o Estado esteja preparado financeiramente e administrativamente para recebê-los. Nosso compromisso com a segurança pública e com a agenda de concursos públicos é prioridade."

O evento também contou com a presença do deputado estadual Jory Oeiras, que celebrou o maior chamamento da história do concurso do Iapen:
"Essa turma simboliza a renovação e o fortalecimento do sistema prisional do Amapá. Foram muitos desafios para chegar até aqui, mas graças ao empenho do governo e das instituições envolvidas, conseguimos avançar."

Aline Nazário, uma das concursadas convocadas para a terceira turma, destacou a realização de um sonho ao ingressar no quadro efetivo de policiais penais do Amapá.
"Hoje é o início de um sonho. Preparamos-nos intensamente para o concurso, enfrentando muitos desafios e sacrifícios ao longo do caminho. Tive que fazer escolhas difíceis em prol dessa carreira, mas no final tudo vale a pena. A carreira penal é tão bonita quanto qualquer outra carreira policial, e estou muito feliz por fazer parte dessa turma. Agora, espero poder contribuir efetivamente para a segurança pública e, ao mesmo tempo, ajudar no processo de ressocialização dos internos. É uma jornada de dedicação, esforço e superação, mas acredito que podemos fazer a diferença para o Estado do Amapá."

A aula inaugural marca um passo importante para o fortalecimento do sistema prisional do Amapá, alinhando investimentos em infraestrutura, recursos humanos e inteligência. Com isso, a gestão estadual reforça seu compromisso com a segurança pública e a ressocialização de internos, promovendo um sistema penitenciário mais eficiente e humanizado.

Comentários: