ericqueiroz.com.br

Quarta-feira, 15 de Outubro de 2025
Flimac 2025 leva formação literária itinerante a escolas do Amapá

Cultura

Flimac 2025 leva formação literária itinerante a escolas do Amapá

Com foco na formação de novos leitores, o Festival Literário de Macapá realiza ações em escolas públicas de Macapá e Oiapoque e encerra o ano com premiações e eventos culturais.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Festival Literário de Macapá (Flimac) chega à sua quarta edição com uma proposta inovadora: levar atividades formativas para dentro das escolas públicas do Amapá. Em 2025, o evento se torna itinerante e vai percorrer unidades de ensino em Macapá e Oiapoque, a partir deste dia 14 e segue até o dia 30 de outubro, promovendo ações voltadas à leitura e à literatura amapaense.

Cada escola participante receberá um kit literário com 20 obras de autores locais, além de apresentações culturais, exposições poéticas e fotográficas e palestras. As instituições também terão direito a uma ajuda de custo de R$ 500 para desenvolver atividades de incentivo à leitura, valor que será dobrado em uma segunda etapa, organizada pela própria escola, com acompanhamento do Coletivo Juremas de Literatura, idealizador do festival.

Apresentações culturais e poéticas fazem parte das ações formativas do festival.

 

Publicidade

Leia Também:

As escolas contempladas são:

  • E.E. Antônio Castro Monteiro, em Macapá (14/10)
  • E.E. Duque de Caxias, em Oiapoque (16/10)
  • E.I.E. Jorge Iaparra, em Oiapoque (18/10)
  • E.E. Mário Quirino da Silva, em Macapá (23/10)
  • E.E. Profª Maria Cavalcante de Azevedo Picanço, em Macapá (30/10)
Estudantes participam de oficinas e vivências literárias promovidas pelo Flimac Itinerante.


Segundo Carla Nobre, idealizadora do Flimac, a itinerância é fruto da experiência adquirida com a Periferia Brasileira de Letras (PBL), que ampliou o diálogo com coletivos literários do estado.

“A partir da PBL, conhecemos grupos como o Forxtig, da Aldeia do Manga, em Oiapoque. Isso nos inspirou a criar um festival que ultrapasse fronteiras geográficas e chegue aos leitores que vivem nas águas da Amazônia”, explicou Carla.

Cada escola recebe um kit com 20 livros de autores amapaenses, além de apoio financeiro para ações de leitura.

 

Encerramento em dezembro

A programação do Flimac 2025 culmina nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, com o tradicional Pedal Literário, que deve reunir cerca de 100 ciclistas; o Prêmio Flimac de Poesia, com o tema “Macapá e ancestralidades”; e a entrega do Troféu Juremas de Literatura, homenageando 12 personalidades ligadas ao livro e à leitura.

Mais detalhes sobre a programação estão disponíveis no perfil oficial do festival: @flimac.

O Flimac é uma realização do Coletivo Juremas de Literatura, com produção da Oí Noíz Akí e da Central de Produção Colaborativa. A edição de 2025 foi viabilizada pela Política Nacional Aldir Blanc, do Ministério da Cultura, com apoio do Conselho Estadual da Política Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura do Amapá e do senador Randolfe Rodrigues.

FONTE/CRÉDITOS: Barbara Marina
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Fotos: Adan Lucas
Comentários:
Da redação

Publicado por:

Da redação

A equipe jornalística do ericqueiroz.com.br atua de forma independente, trazendo conteúdos produzidos pelo setor editorial do portal, com compromisso em informar com responsabilidade e clareza.

Saiba Mais

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )