Estão abertas até o dia 12 de outubro as inscrições para o 2º Festival de Roteiro Audiovisual da Amazônia (FERA), uma iniciativa que pretende fortalecer o cenário audiovisual da Região Norte e dar visibilidade às histórias que nascem na floresta, nos rios e nas cidades amazônicas.
Nesta edição, o festival vai selecionar roteiristas de todos os estados do Norte, Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima e Tocantins. O Pará, estado-sede do evento, contará com destaque especial: seis roteiros serão escolhidos, sendo três de Belém e três de municípios do interior. Os autores selecionados receberão apoio logístico para participar das atividades presenciais.
O formato híbrido do FERA inclui duas etapas. A primeira, on-line, acontecerá em novembro de 2025, com laboratórios e formações voltadas para o aprimoramento dos projetos. A segunda, presencial, será de 12 a 14 de dezembro, em Belém (PA), reunindo roteiristas em oficinas, mentorias e rodadas de negócios.
Os participantes contarão com orientação de profissionais reconhecidos no mercado audiovisual, entre eles: Leo Garcia (Lab Longa Ficção), Felipe Cortez (Lab Longa Documentário), Sônia Rodrigues (Lab Série Ficção), Eva Pereira (Lab Série Documentário), José Araripe Jr (Lab Curta Ficção/Animação) e Gustavo Godinho (Lab Curta Documentário).
Além das formações, o festival premiará os melhores roteiros nas categorias Longa Ficção, Longa Documentário, Série Ficção, Série Documental, Curta Ficção e Curta Documentário, com valores em dinheiro, troféus e menções honrosas.
Realizado pela Duda Filmes, o FERA conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC).
As inscrições e o regulamento estão disponíveis em: https://acesse.one/MHuaA
Comentários: