Um homem de 57 anos, identificado como Agenor Almeida da Silva, foi vítima de uma picada de cobra da espécie conhecida regionalmente como "comboia", espécie de jararaca, na tarde da última sexta-feira (16). O acidente ocorreu na região do Rio Vieirinha, saindo do Furo da Cidade, no município de Afuá, estado do Pará, em uma área de difícil acesso e sem unidade de saúde próxima.
Diante da gravidade da situação, os próprios familiares da vítima acionaram diretamente a base do Grupo Tático Aéreo (GTA), que prontamente comunicou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para triagem médica.
Momento em que Agenor Almeida, ferido pela picada da cobra comboia, é colocado no helicóptero do GTA para ser levado com urgência até Macapá.
Após a avaliação, foi realizada uma operação de transporte aeromédico por volta das 15h. Agenor foi resgatado de helicóptero e levado até Macapá para receber atendimento especializado e ter acesso ao soro antiofídico.
O capitão Bryan Fonseca, do GTA, destacou a complexidade da missão:
"Esse acionamento foi em local de difícil acesso, onde não tem unidade de saúde. Os próprios familiares do cidadão entraram em contato com a base GTA e aí foi repassado para o Samu fazer a triagem. Foi feita a triagem e a aeronave decolou para o transporte humanitário até Macapá para melhor atendimento."
A cobra “comboia”, como é conhecida popularmente na região amazônica, pertence ao grupo das jararacas e possui veneno altamente perigoso, podendo causar necrose, hemorragias e até a morte, caso o atendimento médico não seja feito rapidamente.
Graças à rápida atuação das equipes, Agenor Almeida foi conduzido com segurança e já recebe cuidados médicos na capital do Amapá. Ainda não há informações atualizadas sobre seu estado de saúde.
Comentários: