ericqueiroz.com.br

Domingo, 19 de Outubro de 2025
Governo do Amapá promove encontro sobre respeito e segurança psicológica para servidores da área da segurança pública

SEGURANÇA PÚBLICA

Governo do Amapá promove encontro sobre respeito e segurança psicológica para servidores da área da segurança pública

A ação integra o outubro Rosa da Sejusp e reforça a importância do cuidado emocional e do acolhimento entre profissionais que atuam na linha de frente da proteção social

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Governo do Amapá realizou, nesta quarta-feira (15), o evento “Fomentando a Cultura do Respeito e Segurança Psicológica nas Forças de Segurança”, promovido pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), dentro da programação do Outubro Rosa.

A atividade reuniu cerca de 200 servidores de todas as forças de segurança do Estado, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal e Polícia Científica, em um espaço de diálogo, escuta e valorização da saúde mental.

Servidores das forças de segurança participam de palestra sobre respeito e segurança psicológica no Palácio do Setentrião.

 

Publicidade

Leia Também:

De acordo com a major Priscila Ozela, coordenadora do evento, o tema foi escolhido para integrar o Outubro Rosa a uma pauta mais ampla, envolvendo homens e mulheres da segurança pública em torno do respeito e do cuidado psicológico.

“Nós já realizamos outros encontros sobre saúde emocional nas forças de segurança, mas neste, inspirados pelo Outubro Rosa, escolhemos o tema Cultura do Respeito e Segurança Psicológica. A ideia é mostrar que o cuidado não tem gênero e que o servidor pode ser um agente de segurança não só na rua, mas também dentro do seu ambiente de trabalho e na sua família”, destacou a major.

Major Priscila Ozela destacou a importância de integrar homens e mulheres no cuidado com a saúde emocional dentro das corporações.

 

A programação contou com palestra da professora doutora Liz Sobol, especialista em saúde social nos ambientes de trabalho, abordando sinais de alerta emocional, acolhimento de colegas em sofrimento e formas de identificar situações de ansiedade, luto e estresse.

“O objetivo é que esses participantes se tornem multiplicadores das redes de apoio existentes. Eles precisam saber que não estão sozinhos, que podem buscar ajuda nos centros psicossociais das forças, e até mesmo por meio do canal Escuta SUSP, um atendimento psicológico online, gratuito e seguro criado em parceria com o Ministério da Justiça”, explicou Ozela.

O evento reforça que pedir ajuda é um ato de força, e que o cuidado mútuo impacta diretamente na qualidade do trabalho prestado à população.

O secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Cézar Augusto Vieira, ressaltou que a ação representa uma decisão política de valorização do servidor e de investimento na qualidade de vida dentro das corporações.

“Esse cuidado com o servidor tem reflexo direto no serviço oferecido à sociedade. Quando o profissional se sente respeitado e acolhido, ele trabalha melhor, com mais equilíbrio e empatia. Essa é uma determinação do governador Clécio Luís: cuidar de quem cuida da segurança do povo amapaense”, afirmou o secretário.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Cézar Augusto Vieira, reforçou que o bem-estar dos servidores reflete diretamente na qualidade do serviço prestado à população.

 

Segundo Vieira, o impacto positivo é visível tanto nas áreas administrativas quanto nas operações de rua.

“As corporações passam a ter um ambiente mais saudável, e isso melhora a produtividade e o bem-estar coletivo. Nosso maior patrimônio são os servidores, e investir neles é investir na própria segurança pública”, completou.

  1. Servidores reforçam o compromisso de multiplicar as práticas de acolhimento e empatia em suas corporações.

 

O encontro aconteceu no auditório do Palácio do Setentrião, em Macapá, e integra uma série de ações de valorização e saúde emocional que vêm sendo implementadas pela Sejusp ao longo do ano.

FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Fotos: Eric Queiroz
Comentários:
Eric Queiroz

Publicado por:

Eric Queiroz

Eric Queiroz, nascido em Caiena (1991), é jornalista com 15 anos de carreira, destacando-se no jornalismo policial, atualmente é repórter/diretor do programa "Bronca Pesada" (TV Cidade). Também atua no rádio e escreve colunas online.

Saiba Mais

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )