ericqueiroz.com.br

Sexta-feira, 09 de Janeiro de 2026
Vacinação contra bronquiolite amplia proteção de bebês durante inverno amazônico

Saúde

Vacinação contra bronquiolite amplia proteção de bebês durante inverno amazônico

Imunização em gestantes reduz risco de casos graves e internações por vírus respiratórios em Macapá

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), reforça a importância da imunização contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite, especialmente em recém-nascidos e lactentes. A campanha já está em andamento na capital e integra as ações preventivas intensificadas durante o inverno amazônico, período favorável à circulação de vírus respiratórios.

Em entrevista, a secretária municipal de Saúde, Erika Aymoré, explicou que a estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e seguida pelo município tem como foco a proteção dos bebês ainda nos primeiros meses de vida, fase mais vulnerável às complicações da doença.

“O período do inverno amazônico é muito propício para a multiplicação de vírus respiratórios. Dentre eles, o vírus sincicial respiratório, que é o principal causador da bronquiolite viral em recém-nascidos e lactentes jovens. O Ministério da Saúde iniciou a disponibilização dessa vacina gratuitamente e a Prefeitura de Macapá aderiu à campanha”, destacou a secretária.

Publicidade

Leia Também:

A secretária municipal de Saúde, Erika Aymoré, destaca a importância da imunização para reduzir internações por bronquiolite durante o inverno amazônico. Foto: Eric Queiroz

 

A vacinação é destinada a gestantes com idade gestacional a partir da 28ª semana. Ao receber o imunizante durante a gravidez, a mãe produz anticorpos que são transferidos para o bebê, garantindo proteção logo após o nascimento.

“Durante o período gestacional, a grávida recebe a vacina, produz os anticorpos e repassa essa proteção para o bebê, que já nasce protegido contra o vírus sincicial respiratório”, explicou Erika Aymoré.

Segundo a secretária, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Macapá já estão abastecidas com a vacina, com atendimento das 8h às 17h. A medida busca reduzir casos graves da bronquiolite, que podem evoluir rapidamente, principalmente em crianças menores.

“A bronquiolite evolui de forma muito desfavorável nos bebês. Quanto menor a idade, maiores são as complicações, podendo levar à internação, necessidade de ventilação mecânica e até unidade de terapia intensiva. No ano passado, tivemos muitas internações, e cerca de 90% dessas crianças estavam infectadas pelo vírus sincicial respiratório”, alertou.

Imunização em gestantes ajuda a prevenir casos graves de bronquiolite e outras doenças respiratórias nos primeiros meses de vida.

 

O objetivo da campanha, especialmente neste mês de janeiro, é proteger os bebês que nascerão nos meses de janeiro, fevereiro e março, período considerado de maior sazonalidade da doença.

Além da imunização contra o VSR, a secretária reforçou que segue ativa a campanha contra a influenza, com as gestantes incluídas no grupo prioritário, assim como crianças de 6 meses a menores de 6 anos e idosos.

“A grávida pode receber as duas vacinas ao mesmo tempo, sem complicações. São vacinas seguras, que protegem tanto a mãe quanto o bebê”, enfatizou.

A Semsa também orienta os pais e responsáveis a manterem a caderneta de vacinação atualizada, evitarem a exposição de crianças pequenas a aglomerações e ambientes fechados e buscarem atendimento médico diante dos primeiros sintomas respiratórios.

“Em caso de sintomas, é fundamental procurar atendimento de saúde, evitar levar crianças doentes para a escola ou locais com multidões e preservar a criança pequena no domicílio”, concluiu a secretária.

FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Foto: Reprodução
Comentários:
Eric Queiroz

Publicado por:

Eric Queiroz

Eric Queiroz, nascido em Caiena (1991), é jornalista com 15 anos de carreira, destacando-se no jornalismo policial, atualmente é repórter/diretor do programa "Bronca Pesada" (TV Cidade). Também atua no rádio e escreve colunas online.

Saiba Mais

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )